Desfile de moda, artesanato, música, presentinhos etc. no Mercado Cultural de dezembro



Que o natal já aportou seu trenó na cidade todos nós já percebemos, mas certamente muita gente ainda precisa dar uma atenção especial à lista de presentes e nestas horas, nada melhor do que partir para lugares menos abarrotados de pessoas e com uma oferta mais diferenciada de produtos, como é o caso do Mercado Cultural, onde o visitante além de poder curtir uma agenda cultural de altíssimo nível, degustar uma comidinha saborosa, ainda pode comprar um artesanato ou um mimo qualquer nas mais de 70 barracas que integram ao evento.

Dos gatinhos e peixes do artesão Marques, passando pelas bolsas feitas de produtos reciclados de Maria Lúcia Carneiro ou as singelas bolsas e sandálias de crochê Raquel Branquinho e os panos de prato feito a mão da Dona Sol, o visitante encontra lembrançinhas para aquecer qualquer coração. É possível surpreender ainda com um conjunto de fotos antigas do Rio de Janeiro do Ateliê Novo Marco ou cliques mais recentes feitas pelo Clube FotoRio, ou mesmo um quadro pintado por artistas plásticos da Ação Comunitária do Brasil, todas expostas no evento. Isso sem falar nos imãs gigantes e objetos de decoração do Gerson Machado, nos instrumentos musicais do Itiberê que fazem o maior sucesso junto às crianças e nos colares Marco Antonio Pontes que deixam as mulheres mais do que preparadas para as festividades de fim do ano. E se forem antenados com a moda, depois de participar do Salão da Economia Solidária da Itália, Semana da Prêt à Porter de Paris e Semana de Moda de Madri, as Artesãs da Maré chegam ao Mercado Cultural para mostra sua coleção outono inverno em plena Rua do Mercado, às 17h. Imperdível.

Mas se a opção for desfrutar uma tarde de muita descontração, a agenda de atrações do Mercado Cultural dá sua contribuição. Das 12h às 14h tem Almoço Cantado, com apresentação musical de Caio Lima animando o Beco da Cultura onde estão os restaurantes 1881, Mercado 32, Casual Retrô, Al-Farabi e Brasserie Rosário, que oferecem menus altamente elaborados. Das 14h às 14h30 tem apresentação do Grupo de Estudos do Baque Virado, com variados ritmos de maracatu incendiando a Esquina da Fama. Logo em seguida, para animar os admiradores da cultura árabe, o restaurante Al Khayam apresenta pitadas de Dança do Ventre. Ao mesmo tempo começa o aquecimento dos tambores e sanfonas do Grupo Filhotes de Leões para a apresentação da performance teatral “O Califa da Rua do Sabão” que seguirá em cortejo, a partir das 15h, por todo o Mercado Cultural.

Às 15h, na Esquina da Fama tem oficina de desenho para as crianças, que especialmente no mês de dezembro confeccionarão cartões de natal. Às 15h30 terá início a apresentação do Teatro em Cordel, com Edmilson Santini e o cordel “A Peleja de Papai Noel com Papai Cordel, começando na Quadra do Artesanato e terminando na Esquina da Fama. A diversão continua no fim de tarde com muita alegria e descontração, e para quem quiser curtir um ótimo som da nossa MPB, pode ficar, a partir das 16h, no Beco da Cultura, onde o cantor Caio Lima volta a se apresentar e bater papo com o público presente. O evento se encerra com a apresentação do Coral “Oito a Capela”, às 18h, em frente ao restaurante 1881, com músicas natalinas entre outras.

Quando:
Dia 13 de dezembro, a partir das 11h.

11h – exposição e venda de artesanato
12h às 14h - Caio Lima cantando MPB - no Beco da Cultura
13h – Oficina Aberta de Fotografia ministrada pelo fotógrafo Sebastião Barbosa – na Babel Livros
Lançamento do livro "Maracatu e Maracatuzeiros" - na livraria Folha Seca
14h às 14h30 – Grupo de Estudos do Baque Virado (maracatu) – Esquina da Fama.
14h30 – Dança do Ventre – na Esquina da Fama
14h30 – Grupo Filhotes de Leões, com a apresentação: “O Califa da rua do sabão” – Concentração na Quadra do Artesanato
15h às 16h – Saída do cortejo musical e teatral do Grupo Filhotes de Leões que percorrerá todo o Mercado Cultural, com músicas e performances teatrais
15h às 16h– Oficina de desenho para as crianças – na Esquina da Fama
15h30 – Apresentação de Edmilson Santini, do Teatro em Cordel, com o cordel: “A peleja de Papai Noel com Papai Cordel”, entre outros cordéis – Na esquina da fama
16h às 18 - Caio Lima cantando MPB - no Beco da Cultura
17h – Desfile de Moda das Artesãs da Maré – no Quarteirão do Artesanato
18h – Apresentação do Coral “Oito a Capela” com músicas natalinas – em frente ao
Restaurante 1881.

2 comentários:

Careca disse...

Artur,

muito obrigado por nos convidar a tocar no Mercado Cultural.

Foi muito empolgante para nós na apresentação e principalmente depois a noite no improviso.

Parabens.

Hilda B. disse...

Sem dúvida, foi um momento inesquecível nossa participação no Mercado Cultural, com a presença do Mestre Ivaldo, do Maracatu Nação Cambinda Estrela, de Recife (PE), no Mercado Cultural!
Esperamos voltar outras vezes para mostrar a arte do baque virado!

Hilda
(GEBAv)