Boitatá, Jannis Kounellis, Mangiare, Solarata e muito mais


O já animado Mercado Cultural que acontece todo segundo sábado de cada mês, na Rua do Mercado, na Praça XV, vai ficar ainda mais festivo no próximo dia 13 de setembro, quando receberá o Cordão do Boitatá para fazer suas conhecidas apresentações de marchinhas, samba de enredos imortais e músicas folclóricas.

O melhor de tudo é que esta é apenas uma das atrações da extensa agenda cultural que começa às 11h com a exposição e venda de artesanato brasileiro, na Quadra do Artesanto, muralistas fazendo painéis móveis com motivos marítimos, ao longo da Rua do Mercado, para relembrar o tempo em que o oceano conseguia visitar as ruas do Centro, antes das construções que o separam para sempre da cidade. Às 14h, o restaurante 1881 apresenta sua já consagrada Solarata de músicas brasileiras, ao mesmo tempo em que será apresentada uma performance musical com instrumentos feitos com bambu, na entrada da Quadra do Artesanato. A bossa do King Krab continua, às 15h, quando também iniciará o tradicional Samba da Ouvidor, o espetáculo de malabares (na Esquina da Fama) e o espetáculo Mangiare, em frente à Casa Mercado 45. Às 15h30, será executado o Giro Cultural Passo a Passo, com partida no Beco da Cultura. Como já destacamos, o evento encerrará com o Cordão do Boitatá, das 16h às 18h.

A partir desta edição, a Travessa do Comércio (paralela á Rua do Mercado), que acaba de ganhar o Centro Cultural Progetti (localizado no número 22), será integrada à agenda de atrações do evento. Às 14h haverá uma visita guiada pelo crítico, Paulo Reis, à exposição da obra de Jannis Kounellis. Caricaturistas e pintores fazem criações ao longo da travessa e os restaurantes ali situados também estarão funcionando.

Vale ressaltar que o Mercado Cultural é uma iniciativa do Pólo Praça XV, formado por empresários do segmento de cultura e gastronomia com o objetivo de promover o Centro Histórico do Rio de Janeiro, especialmente, a Praça XV que se encontra em pleno vapor de requalificação. Os centros culturais, cinemas e teatros estão funcionando dentro de suas programações normais e os restaurantes apresentam uma gastronomia de altíssimo nível que vale a pena ser conferida pelos visitantes que forem ao Mercado Cultural.

CONFIRA A AGENDA

11h às 18h
Feira de Artesanato
Muralistas pintando o mar ao longo da Rua do Mercado
Caricaturistas e pintores fazendo criações, na Travessa do Comércio

13h
Abertura da Festa a Gastronômia Pátria Amada, na Praça XV
14h
Solarata, em frente ao restaurante 1881
Visita guiada pelo crítico, Paulo Reis, à exposição da obra de Jannis Kounellis, na Galeria Progetti
Apresentação com instrumentos feitos de bambu no início da Quadra do Artesanato

15h
Bossa Nova em frente ao restaurante King Krab
Samba da Ouvidor, na Rua do Ouvidor
Apresentação com malabares, na Esquina da Fama
Teatro "Mangiare", em frente à Casa Mercado 45

15h30
Giro Cultural Passo a Passo - encontro no Beco da Cultura

16h
Show do Cordão do Boitatá, na Travessa do Tinoco

4 comentários:

Flavia disse...

Olá,

gostaria de entrar em contato com o responsável pela feira do Mercado Cultural.

Qual o email de contato?

Grata,
Flavia

Rossana disse...

olá, como faço para me tornar uma de suas expositoras? tenho uma confecção de camisas de orixas e falanges, com desenhos estilizados e exclusivos. para dar uma olhada nos produtos é só acessar o site www.igbanoterreiro.com.br!
grata e no aguardo, Rossana.

luis1.9.8.4 disse...

mais pontualidade com os horários dos shows da próxima vez!

Tati Tavares disse...

Olá! também solicito contato com responsável pela Feira do Mercado Cultural, uma vez que não encontrei nem telefone nem email no blog e me interesso em expor.
obrigada!