Um rosário para Walter Firmo

Seu talento aflorou de uma frase muito simples, ouvida de seu pai, ainda na infância: “uma imagem vale mais que mil palavras”. De lá para cá, Walter Firmo não fez outra coisa além de capturar o palavreado do mundo na síntese do clique, ofício que o tornou em um dos maiores fotojornalistas brasileiros, ou melhor, um cronista visual que seduz o mundo para tentar traduzi-lo. “A fotografia me encanta, é a minha sedução de vida e a forma de comunicar que me faz feliz.”, disse ele, em 2005, numa entrevista para a Associação Brasileira de Imprensa (ABI).

Parte do resultado do encanto de Firmo será revelado aos visitantes que vierem ao Mercado Cultural do próximo dia 09 de agosto na exposição “Rosário de Fotos” que será realizada na Brasserie Rosário, no sebo Al Farabi e na Rua do Rosário, inclusive com trabalhos de alunos do mestre.

Mas as revelações do Mercado Cultural não param por aí. A já sacramentada Solarata do restaurante 1881 será realizada às 14h e às 16h30, com um repertório inteiramente voltado ao cancioneiro popular brasileiro. No mesmo lugar, às 15h30, acontece outro programa imperdível: a Oficina de Vinho Tinto, com direito a degustação e muitas curiosidades da bebida.

Na rua não vai faltar animação. Além da Feira de Artesanato Brasileiro, com mais de 60 estandes, haverá o Bailakobaco, um baile dançante ao ar livre das 14h30 às 17h30 (com intervalos para atividades da agenda cultural), com direito a professor de dança para ajudar os visitantes que precisarem de uma ajudinha para acertar o compasso. O altíssimo nível da bossa nova do King Krab também marcará espaço no Mercado Cultural, a partir das 15h, além do Kina Mutembua, às 17h, apresentando parte do novo trabalho desenvolvido pelo grupo, unindo música e orquestra de berimbau. Para completar, o riso. E ele vai correr solto com o Grupo Teatral Sica que fará performances sugestivas para os tempos de vacas magras com esquetes sobre “O que dá dinheiro?”

Como se pode perceber, a efervescência cultural é a grande marca deste evento que está na sua quinta edição trazendo lazer de qualidade para o Centro Histórico de modo a contribuir para revitalização da região, por meio da união dos empresários locais, reunidos no Pólo Praça XV.

Todos os eventos culturais são inteiramente gratuitos, o estacionamento no local é tranqüilo e os restaurantes oferecem uma gastronomia de altíssimo nível e para todos os paladares num casario de tirar o fôlego de qualquer um e nem precisa rezar um rosário para isso.

Foto: Bordadeiras, 1979
processo cromógeno
18,2 x 23,4 cm (20,4 x 25,4 cm)
© Walter Firmo. Todos os direitos reservados. Reprodução proibida.

Mercado Cultural
Sábado, 09 de agosto de 2008, a partir das 11h.
Rua do Mercado – Praça XV

AGENDA CULTURAL - GRATUITA

FOTOGRAFIA
11h às 18h. Rosário de Fotos apresentando Walter Firmo. Na Rua do Rosário e nas empresas Brasserie Rosário e Al Farabi.

OFICINAS
Das 11h às 17h – Oficina de Cabelo Afro oferecida pela Ação Comunitária do Brasil na Esquina da Fama
15h30 – Oficina de Vinho Tinto: Restaurante 1881

DANÇA
14h30 às 17h30h – Bailakobaco – baile dançante. No Beco da Cultura

MÚSICA
14h – Solarata em frente ao Restaurante 1881
15h – Bossa Nova em frente ao Restaurante King Krab
16h30 – Solarata em frente ao Restaurante 1881
17h – Kina Mutembua. Na Esquina da Fama

TEATRO
16h – Apresentação do Grupo Teatral Sica com esquetes sobre “O que dá dinheiro? Na Esquina da Fama

TURISMO
15h30 – Giro Cultural Passo a Passo com encontro na Esquina da Fama

ARTESANATO

Das 11h às 18h – Exposição e venda de artesanato brasileiro

Cachaça, Comédia Dell´Alarte, Solarata, artesanato e gastronomia - o Mercado Cultural promete esquentar o inverno da Praça XV

Os visitantes assíduos já se programaram, os que ainda não conhecem não devem perder tempo, pois a quarta edição do Mercado Cultural a ser realizada no dia 12 de julho, na Rua do Mercado, na Praça XV, oferece uma programação cultural de altíssimo nível e para todos os sentidos. Desta vez, pasmem, um alambique aterrissará no evento para a Oficina da Cachaça, em que os visitantes, além de conhecer a história e muitas curiosidades, ainda poderão degustar deste destilado brasileiríssimo pegando suas doses diretamente da engenhoca vinda diretamente de Minas Gerais. Para acompanhar a degustação, os restaurantes resolveram investir em delícias da culinária brasileira, como comida mineira, vatapá baiano, carne do sol, cuscuz, leitão e muito mais na alta gastronomia local.

Na agenda cultural do Mercado Cultural, vale destacar o espetáculo teatral “Cidade das Donzelas” que será exibido ao ar livre para contar a historia de Carolino que, sem lenço, documento ou certidão, chega à Cidade das Donzelas no meio do sertão e se espanta ao ouvir falar que não existe nem homem ou mulher bonita naquele lugar e que moças feias que habitam por lá matam qualquer um que arrisca a se aproximar, apresentado pela Troup Pas D’Argent. Tem ainda a Solarata, serenata ao sol, que apresenta músicas imortalizadas do cancioneiro popular, para acalentar o friozinho gostoso do inverno e animar a tarde cantarolando junto com os músicos. Isso sem falar em várias outras atrações e grupos culturais. Confira a agenda.

O Mercado Cultural é uma iniciativa do Pólo Praça XV, que faz parte da agenda oficial das comemorações dos 200 anos da chegada da corte portuguesa ao Brasil, com o objetivo de valorizar as manifestações culturais contemporâneas, como forma de dinamizar o processo de revitalização da Praça XV e seu entorno.

ARTESANATO
Das 11h às 18h – Exposição e venda de artesanato brasileiro.

OFICINAS
Das 11h às 17h – Cabelo Afro oferecida pela Ação Comunitária do Brasil, na Esquina da Fama.
15h30 – Oficina de Cachaça, no Restaurante 1881

DANÇA
13h – Dança de Rua com artistas da Ação Comunitária do Brasil, na Esquina da Fama.
16h - Oficina de Dança de Salão, no Beco da Cultura

MÚSICA
14h – Solarata, em frente ao Restaurante 1881.
15h – Bossa Nova, em frente ao Restaurante King Krab.
17h – Solarata, em frente ao Restaurante 1881.

TEATRO
15h – “Cidade das Donzelas”, com a Truopp Pas D’Argent, no Beco da Cultura.

TURISMO
15h30 – Giro Cultural Passo a Passo pelos monumentos da região, saindo da Esquina da Fama.